O Zen todo mundo acha que sabe o que significa

O Zen todo mundo acha que sabe o que significa, já a palavra Kyon ninguém sabe mesmo até procurar no Google.

Muitas anedotas sobre Diógenes referem-se ao seu comportamento semelhante ao de um cão, e seu elogio às virtudes dos cães. Não é sabido se o filósofo se considerava insultado pelo epíteto “canino” e fez dele uma virtude, ou se ele assumiu sozinho a temática do cão para si. Os modernos termos “cínico” e “cinismo” derivam da palavra grega “kynikos“, a forma adjetiva de “kynon“, que significa “cão”.[3] Diógenes acreditava que os humanos viviam artificialmente de maneira hipócrita e poderiam ter proveito ao estudar o cão. Este animal é capaz de realizar as suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, comerá qualquer coisa, e não fará estardalhaço sobre em que lugar dormir. Os cães, como qualquer animal, vivem o presente sem ansiedade e não possuem as pretensões da filosofia abstrata. Somando-se ainda a estas virtudes, estes animais aprendem instintivamente quem é amigo e quem é inimigo. Diferentemente dos humanos, que enganam e são enganados uns pelos outros, os cães reagem com honestidade frente à verdade.

A associação de Diógenes com os cães foi rememorada pelos Coríntios, que erigiram em sua memória um pilar sobre o qual descansa um cão entalhado em mármore de Paros.

Pessoalmente não gosto de imaginar que Kyon signifique cínico, mas sim cachorro. Sendo assim escolhi cachorro, o cachorro zen, esse é o nome do blog e como o Zen eu também acho que sei o que significa mas na verdade não sei.

Aquele que sabe não sabe que sabe. Não é um paradoxo, é a realidade. Só um fato confuso como será esse espaço na grande rede das nuvens. Nuvens vazias são as melhores nuvens, assim me disseram.

E isso é o que vamos fazer aqui, um pouco de nada junto com Zen.

Duvido que saiba o que isso significa…

Cachorro Zen

Publicado em Zen

Um comentário em “O Zen todo mundo acha que sabe o que significa”

Deixe um comentário